Endometriose

A endometriose é definida como a presença de estroma e glândulas endometriais em locais fora do útero, como a pelve, por exemplo. Diversos fatores podem estar envolvidos, como hereditários e hormonais. Dentre as três teorias relacionadas com a patologia da endometriose, a mais bem aceita é a presença de menstruação retrograda, que permitiria a irritação local pela presença de sangue e resíduos.

Mulheres de todas as idades podem apresentar quadros, leves ou graves de endometriose, entretanto mulheres em vida reprodutiva são as responsáveis pela procura em clínicas de reprodução humana, fato este explicado pela estreita relação entre infertilidade e endometriose.
As manifestações clinicas podem variar, sintomas como dor pélvica/abdominal e dores durante relação sexual são comuns. O ginecologista dispõe diversos exames que podem auxiliar e confirmar o diagnóstico de endometriose, e ressalta-se que quanto mais precocemente for o diagnóstico, melhores são as chances de cura e alivio dos sintomas, por meio do uso de fármacos e quando necessário intervenção cirúrgica.

WhatsApp chat