O Tratamento do Câncer de Mama e suas variações

Conheça as formas de tratar o câncer de mama. Existem três tipos diferentes para o tratamento da doença, são:

– Radioterapia;

– Tratamento Cirúrgico;

– Tratamento Sistêmico.

O Tratamento Cirúrgico  anteriormente era mais agressivo e mutilador, desgastando muito as pacientes. Nos anos 80, passaram a ser realizadas cirurgias conservadoras, concomitante à Radioterapia, esse processo conseguiu trazer resultados menos agressivos, que corresponderam às necessidades da doença oncológica, porém com resultados estéticos ainda ruins.

Já nos anos 90 as cirurgias plásticas foram agregadas ao Tratamento Cirúrgico, agora correspondendo às expectativas estéticas e oncológicas.

A forma de tratamento do câncer de mama são baseadas ao diagnóstico da doença. As chances de realizar um tratamento conservador, menos agressivo e até mesmo curativo, aumentam quando a doença é diagnosticada em estágio inicial. Sendo assim, é muito importante realizar sempre o autoexame e visitar seu médico frequentemente.

Em relação ao Tratamento Sistêmico, que é feito a partir de:

– Anticorpos Monoclonais;

– Quimioterapia;

– Hormonioterapia.

A Quimioterapia e a Hormonioterapia podem causar esterilidade, dessa forma é interessante a preservação dos óvulos antes de iniciar o tratamento, caso seja desejada uma futura gestação.

Cuide bem da sua saúde!

WhatsApp chat