Varicocele e Infertilidade

A varicocele, também conhecida como varizes testiculares ou varizes escrotais, consiste na dilatação (aumento) anormal das veias do cordão espermático, que pode comprometer a qualidade e quantidade dos espermatozoides, uma vez que aumenta a temperatura dos testículos.

Atingindo cerca de 15% dos homens está fortemente associada à infertilidade masculina. Estando relacionada em até 50% dos casos de infertilidade primária e 80% de infertilidade secundaria. A varicocele pode ser assintomática (mais comum) ou pode apresentar sintomas como: dor testicular, sensação de peso na região escrotal e diminuição do volume testicular. Muitas vezes os homens são diagnosticados com varicocele em consultas de rotina ao urologista ou em casos de infertilidade.

Diversas técnicas em reprodução humana assistida estão indicadas para o paciente com varicocele, entretanto somente uma avaliação clínica poderá definir a conduta médica. O diagnóstico é clinico, e pode ser confirmado por exames de imagem e espermograma, que oferecerão uma visão clara da qualidade espermática do paciente.

WhatsApp chat