Quais são as causas da infertilidade?

A infertilidade pode ser definida pela ausência de gravidez após 1 ano de vida sexual ativa, sem uso de métodos anticonceptivos.

A maioria dos casais com dificuldades em engravidar não são estéreis, porém são inférteis ou subférteis.

A infertilidade é de causa feminina em 40% dos casos, e do homem em outros 40%. No restante, resulta de problemas em ambos ou é idiopática (sem causa aparente).

Com a finalidade de identificar se há infertilidade e quais as suas causas, existem diversos exames clínicos e laboratoriais realizados tanto no homem quanto na mulher. Só a partir da análise desses é que saberemos qual o melhor tratamento para cada caso.

Causas da Infertilidade Feminina:

• Endometriose
    São células que revestem internamente o útero, porém se proliferam em diferentes locais no organismo. É mais comum nos ovários, tubas uterinas, superfície externa do útero, entre outros, na maioria dos casos levando à infertilidade.
  • Obstrução Tubária
    É a obstrução das tubas de falópio, que impede a passagem do óvulo em direção ao útero. Tubas bloqueadas podem ser resultado de doença inflamatória na pelve feminina, endometriose, cirurgia de uma gravidez ectópica ou laqueadura.
  • Infecções Pélvicas
    É a infecção dos órgãos reprodutores femininos, causada por uma ação bacteriana.
  • Incompatibilidade Muco Cervical/Espermatozoide
    São distúrbios relacionados à interação entre muco e espermatozoide, impossibilitando a gravidez.
  • Insuficiência de Corpo Lúteo
    É caracterizada por uma produção diminuída de progesterona, impossibilitando a manutenção da gravidez.
  • Idade
    É um fator de grande importância na infertilidade feminina. A capacidade dos ovários produzirem óvulos declina com a idade. Depois dos 35 anos da mulher, cerca de 1/3 dos casais enfrentam problemas de infertilidade. Quando a mulher atinge a menopausa precisará contar com óvulos de doadoras para engravidar.

Causas da Infertilidade Masculina:

• Anomalias Congênitas
    Criptorquidias, Api/Hipospádias, Agenesia de Deferente
  • Exposição a fatores de risco que afetem a espermatogênese
    Irradiações, quimioterápicos, calor, pesticidas, algumas medicações, puberdade precoce, retardo puberal, doenças febris prolongadas
  • Hábitos de Vida
    Etilismo, tabagismo, uso de drogas ilícitas
  • Cirurgias Pregressivas
    Herniorrafias inguinais, cirurgias do colo vesical, vasectomias, simpatectomias, linfadenectomias, retroperitoneais
  • Traumatismos
    Raquimedulares, escrotais, torções de cordão
  • História Sexual