A importância da preservação de fertilidade nas mulheres

Os tratamentos em câncer geralmente associam quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

É extremamente importante que uma vez diagnosticadas com câncer, mulheres jovens que possuem o desejo da maternidade, preservem a sua fertilidade por meio do congelamento de óvulos ou tecido ovariano.

Tanto a quimioterapia quanto a radioterapia apresentam efeitos deletérios transitório ou permanentes na qualidade dos óvulos, o que pode gerar uma infertilidade ou dificuldade de gestação.

O congelamento de óvulos não interfere no tratamento do câncer, e, por ser realizado em curto tempo, não retarda o início do tratamento oncológico!

Novembro Azul – Cuidados com a saúde do homem

De acordo com o Instituto Nacional do Cancer (INCA), no Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a primeira posição no país em todas as Regiões
brasileiras.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Se você tem acima de 45 anos ou algum fator de risco (obesidade, casos de câncer na família), procure um urologista para orientação quanto ao exame PSA e toque retal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida.

Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.