Gravidez após Laqueadura

A laqueadura é comum entre muitas mulheres que em algum momento optaram por não terem mais filhos, entretanto esta decisão pode mudar, o que gera uma insegurança e uma ansiedade muito grande quanto a gerar novamente um bebe. É muito comum que mulheres laqueadas sintam o desejo de ser mãe novamente.

A reversão da laqueadura de forma cirúrgica, pode ser eficiente em até 60% dos casos, entretanto não deixa de ser uma cirurgia com todos os riscos que este procedimento envolve. Ao optar pela reversão, o médico deverá avaliar alguns aspectos como:

– O comprimento e a vitalidade das trompas a serem unidos;

– O método utilizado na laqueadura tubaria;

– A quantidade de tecido de cicatrização na região da cirurgia;

Ao avaliar a mulher que será submetida a reversão de laqueadura, o médico deve se atentar também para o espermograma do parceiro, uma vez que seria extremamente desastroso submeter a mulher a um trauma cirúrgico de grande porte sem perspectivas de sucesso em uma gravidez natural caso o espermograma do parceiro seja anormal. Entretanto, apesar da reversão ser uma realidade, geralmente o caminho mais seguro e mais comum é o da reprodução humana assistida.

Tendo em vista que, por meio de técnicas de RHA a fertilização do embrião ocorre de forma artificial, não é necessário a presença das trompas, portanto todo o processo de reversão se faz desnecessário nestes casos. As técnicas de reprodução humana apresentam sucesso superiores as 50% de forma que é uma opção bastante satisfatória para tentantes laqueadas. A maternidade é um sonho possível, mesmo nestes casos. Procure um médico. 

WhatsApp chat