Reserva Ovariana e Fertilidade

A quantidade e a qualidade dos folículos antrais são determinantes para a fertilidade da mulher. A chamada reserva ovariana, que representa o potencial funcional do ovário, tem início na 5º semana de gestação, e ao nascer a mulher apresenta aproximadamente 2 milhões de óvulos, este número decai para 400.000 na menarca e aproximadamente 1.000 durante a menopausa.

Isso significa que conforme a idade aumenta o número de folículos diminui, justificando assim a dificuldade de gestação em mulheres acima de 35 aos de idade. Diversos aspectos estão relacionados a baixa da reserva ovariana, como menopausa precoce, problemas endócrinos, uso de quimioterápicos e etc.

Uma consulta ginecológica, seguida de exames laboratoriais e de imagem são capazes de predizer o volume desta reserva ovariana, bem como a capacidade da mulher de conceber um bebe. Para mulheres que desejam postergar a gravidez, ou que irão se submeter a tratamentos quimioterápicos, o ideal seria o congelamento dos óvulos, visto que, uma vez congelados estes óvulos matem a sua qualidade e o seu potencial de fertilização.

WhatsApp chat