O Tratamento do Câncer e a Preservação da Fertilidade

Ao ter um diagnóstico de câncer, o tratamento na maioria das vezes é feito com o complemento da Quimioterapia e Radioterapia, esses processos podem ser prejudiciais à fertilidade de homens e mulheres, de forma que afetem óvulos e espermatozoides, tornando o paciente infértil.

Para preservar a fertilidade de um paciente diagnosticado com câncer é feito um congelamento de óvulos ou de espermatozoides, antes de iniciar todo o tratamento de câncer.

O congelamento de óvulos é feito por uma estimulação no ovário para produção e crescimento de folículos, em seguida é realizada uma aspiração dos óvulos e congelamento dos mesmos em nitrogênio líquido a -196º.

Já o congelamento de espermatozoides é feito a partir da masturbação do paciente, seguida pela coleta dos mesmos. Depois é feita uma limpeza, retirando os espermatozoides mortos ou irregulares e também congelando os capacitados a -196º.

É importante lembrar que o tratamento do câncer pode ou não afetar a fertilidade do paciente, mas o congelamento traz segurança caso afete. Quando é terminado o tratamento, o paciente pode resgatar os óvulos ou espermatozoides congelados e constituir ou aumentar sua família.

WhatsApp chat